sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Artigo publicado III Sinect

O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS
Vaneila Bertoli

Resumo: Este estudo pretende refletir acerca do ensino da matemática para alunos surdos. No sentido de analisarmos as metodologias de ensino matemático bem como sua aplicação. Além disso, faremos um breve apanhado do significado e importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ressaltando a importância dos docentes optarem por comunicação bilíngue, ou seja, português e Libras. Temos o propósito de evidenciar as principais dificuldades em lecionar matemática para surdos, a importância da Libras neste contexto e estudar possibilidades de didática e avaliação adequadas para tal processo. Pretendemos elencar formas de comunicação e didáticas eficazes para o ensino matemático, fazendo-se necessário refletir a cerca do perfil dos docentes atuais, posteriormente, traçar um novo perfil, por sua vez apto para educação de alunos surdos. O presente trabalho será desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa bibliográfica, utilizando como referencial teórico leitura de artigos e livros sobre a problemática citada. Palavras-chave: Educação Matemática, Surdos, Ensino bilíngue, Libras, Didática.

O artigo por completo está disponível em: http://www.sinect.com.br/2012/selecionados.php

Basta acessar o link acima e procurar pelo título do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário