ATIVIDADE DESCOBERTA DO NÚMERO π (pi)
Série: 8º ano do Ensino Fundamental
Objetivos:
- entender a construção do número π (pi);
- caracterizá-lo;
- conceituar diâmetro, circunferência, raio, centro de circunferência e círculo;
- caracterizar números irracionais.
Material:
- barbante, papel, lápis, calculadora, trena ou fita métrica.
Os alunos são distribuídos em grupos de 3 , cada grupo tem a função de medir a circunferência e o diâmetro de 10 objetos que se encontrem na escola. Os dados são anotados na seguinte tabela:
Nome do objeto
|
Circunferência (C)
|
Diâmetro (d)
|
C/d
|
...
|
...
|
...
|
...
|
Nesta aula os alunos mediram descarga de motocicleta, pneu de tamanhos diferentes, relógio da sala, tampa do lixeiro, tubos de concreto, vaso de flor, tampas de panela, e muito mais. O professor deve auxiliar os alunos para que meçam com a maior precisão possível, orientando e argumentando com eles por que da escolha de certos objetos.
Após as medições concluídas os alunos voltam pra sala, e calculam a terceira coluna da tabela, o professor neste momento deve aproveitar a oportunidade para conceituar números irracionais. A anotação dos números possibilita ainda explorar o arredondamento de decimais. Como última reflexão pedi aos alunos que me dissessem o que observaram de comum dentre os dados da tabela, chegamos a conclusão de os valores variam num mesmo intervalo. Daí introduzi o conceito de número π (pi) fazendo um resgate da história que envolve esta descoberta, a atividade prática possibilita construir o entendimento de algo que costuma ser trabalhoso, envolver os alunos é uma tarefa difícil, mas aconteceu nesta atividade. Além do descrito, podemos ir além, com pesquisas sobre pi, seminário de socialização, debates, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário