sexta-feira, 4 de junho de 2010

CONCLUSÃO DA PESQUISA...

A EJA é uma modalidade de ensino que abrange a formação tanto de jovens quanto de adultos que não tiveram o privilégio de concluir os estudos básicos na idade apropriada.
A educação é um direito de todos e a EJA tem por objetivo principal integrar esses cidadãos na sociedade garantindo o direito à educação e escolarização.
Sendo que a matemática faz arte da grade curricular da EJA, concluímos que o professor deve mostrar que a matemática é uma ferramenta construtora do conhecimento e não uma disciplina cheia de regras e teorias decorativas que reprova. Percebemos o quanto o professor desta disciplina deve mostrar a importância da matemática, o quanto ela é útil para a sociedade moderna.
Nosso projeto foi apresentado para a turma de matemática da UFSC do Polo de Pouso Redondo e também divulgamos nossa pesquisa no Blog de uma das integrantes da dupla (Vaneila). Temos que relatar o quanto foi importante ver que além de nós apaixonadas por matemáticas e querendo o melhor para nossos educandos, temos alunos na EJA que também gostam de aprender matemática e a utilizam bem em seu cotidiano.
O principal ensinamento que recebemos foi a oportunidade de aprender a fazer um planejamento adequado ao que os educandos necessitam, principalmente voltado ao seu cotidiano. Muitos professores ainda associam o processo de ensinar á transmissão de conteúdos que precisam ser memorizados e procedimentos que precisam ser reproduzidos, segundo a pedagoga Critelli (1981), essa prática dissocia a educação do contexto social e histórico dos alunos dificultando o processo de aprendizagem. Diante desta realidade novos métodos de ensino precisam ser experimentados, novos conteúdos, novas estratégias.
Sendo assim, nossa tentativa é ultrapassar a concepção que a Educação de Jovens e Adultos seja uma modalidade educativa de menor importância, uma vez que se propõe a cumprir uma importante função social, no sentido de tentar reparar as disparidades causadas pela evasão escolar e assegurar a cidadania dos alunos excluídos do ensino regular. Deve - se sempre dar oportunidades iguais, a quem a vida deu caminhos diferentes.

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